Disfunção erétil: Zoloft pode ser responsável?


0

Visão geral

Zoloft (sertralina) é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS). É usado para tratar uma série de condições psicológicas, incluindo depressão e ansiedade. Essas condições podem causar disfunção erétil (DE). Zoloft também pode causar DE, no entanto.

Continue lendo para saber mais sobre as relações entre DE, Zoloft e saúde mental.

Como Zoloft pode causar DE

Os ISRSs, como o Zoloft, funcionam aumentando a quantidade de neurotransmissor serotonina disponível no cérebro. Embora o aumento da serotonina possa ajudar a aliviar os sintomas de depressão ou ansiedade, também pode causar problemas para a sua função sexual. Existem várias teorias sobre como antidepressivos como o Zoloft causam DE. Alguns deles sugerem que esses medicamentos podem fazer o seguinte:

  • diminuir a sensação nos seus órgãos sexuais
  • reduza a ação de outros dois neurotransmissores, dopamina e noradrenalina, o que reduz seus níveis de desejo e excitação
  • bloquear a ação do óxido nítrico

O óxido nítrico relaxa os músculos e os vasos sanguíneos, o que permite que sangue suficiente flua para os órgãos sexuais. Sem sangue suficiente sendo enviado ao seu pênis, você não pode obter ou manter uma ereção.

A gravidade dos problemas sexuais causados ​​pelo Zoloft varia de pessoa para pessoa. Para alguns homens, os efeitos colaterais diminuem à medida que o corpo se ajusta ao medicamento. Para outros, os efeitos colaterais não desaparecem.

Tratamento ED

Se o seu DE for causado por depressão ou ansiedade, ele poderá melhorar depois que o Zoloft começar a entrar em vigor. Se você não toma Zoloft há muito tempo, aguarde algumas semanas para ver se as coisas melhoram.

Converse com seu médico se você acha que seu DE é devido ao Zoloft. Se eles concordarem, eles podem ajustar sua dose. Uma dose mais baixa pode reduzir os efeitos do medicamento em sua função sexual. O seu médico também pode sugerir que você tente um tipo diferente de antidepressivo em vez de um ISRS. Encontrar o tratamento certo para depressão, ansiedade e distúrbios semelhantes leva tempo. Muitas vezes, são necessários vários ajustes de medicação e dosagem antes de se estabelecer os corretos.

O seu médico pode sugerir outros remédios se você achar que seu DE não é causado por depressão ou Zoloft. Por exemplo, você pode tomar outro medicamento para tratar seus sintomas de DE.

Outras causas de disfunção erétil

Zoloft, depressão e ansiedade são apenas algumas das coisas que podem causar DE. A função sexual normal envolve muitas partes do seu corpo, e todas elas precisam trabalhar juntas corretamente para causar uma ereção. Uma ereção envolve seus vasos sanguíneos, nervos e hormônios. Até o seu humor pode desempenhar um papel.

Outros fatores que podem afetar sua função sexual incluem:

Era

Estudos mostram que o DE tende a aumentar com a idade. Aos 40 anos, cerca de 40% dos homens experimentaram DE em algum momento de suas vidas. Aos 70 anos, esse número chega a cerca de 70%. O desejo sexual também pode diminuir com a idade.

Disfunção erétil e sua idade: isso é inevitável? »

Condições saudáveis

Certas condições de saúde colocam você em maior risco de desenvolver DE. Exemplos dessas condições incluem:

  • diabetes
  • doença cardíaca
  • pressão alta
  • Doença de Peyronie
  • esclerose múltipla
  • Mal de Parkinson
  • lesão medular ou lesões que danificam nervos e artérias envolvidas em ereções

Medicamentos

Certos medicamentos também podem causar disfunção erétil. Esses incluem:

  • outros ISRS, como citalopram (Celexa) e fluoxetina (Prozac)
  • o anti-histamínico cimetidina
  • diuréticos como clorotiazida e clortalidona
  • analgésicos, como opióides

Saiba mais sobre medicamentos que podem causar DE »

Estilo de vida

Fatores de estilo de vida também podem afetar sua capacidade de ter uma ereção. Fumar, beber e usar drogas pode fazer parte do problema. Estresse e obesidade também podem aumentar a disfunção sexual.

Se você e seu médico pensam que problemas de estilo de vida são a causa do seu DE, faça as alterações necessárias. Se você fuma, tente sair. Reduzir o uso de álcool. E se você tiver um problema de abuso de substâncias, procure ajuda. Além disso, reserve um tempo para alguma atividade física todos os dias. Ajuda no fluxo sanguíneo, controle de peso e redução do estresse.

Continue lendo: 5 tratamentos naturais para disfunção erétil »

Converse com seu médico

Existem muitas causas possíveis para o DE, e se você estiver usando o Zoloft, pode ser o culpado. A única maneira de ter certeza é conversar com seu médico. Eles podem ajudar a encontrar a causa do seu problema e ajudá-lo a resolvê-lo. Eles também podem responder a quaisquer perguntas que você possa ter, como:

  • Existe outro antidepressivo que pode funcionar melhor para mim?
  • Se a Zoloft não está causando meu DE, o que você acha que é?
  • Devo fazer mudanças no estilo de vida que possam melhorar minha função sexual?

Perguntas e Respostas

Q:

Quais antidepressivos têm menor probabilidade de causar efeitos colaterais sexuais?

UMA:

Qualquer antidepressivo pode causar problemas sexuais. No entanto, dois medicamentos em particular demonstraram ter um risco ligeiramente menor de problemas como DE. Esses medicamentos são a bupropiona (Wellbutrin) e a mirtazapina (Remeron).

Equipe médica HealthlineAs respostas representam as opiniões de nossos médicos especialistas. Todo o conteúdo é estritamente informativo e não deve ser considerado aconselhamento médico.


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win

0 Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *