Observando os Watchdogs: o legado de fraude da mídia em Israel tropeça


0

A campanha de dissimulação de Israel contra a UNRWA não parece estar a funcionar como esperado. Por que?

Homens e crianças palestinos se reúnem para uma manifestação em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 30 de janeiro de 2024, pedindo apoio internacional contínuo à Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para Refugiados Palestinos no Oriente Próximo (UNRWA) em meio ao conflito em curso entre Israel e o grupo militante palestino Hamas.  - Pelo menos 12 países - com os principais doadores, os Estados Unidos e a Alemanha, a que se juntaram a Nova Zelândia em 30 de Janeiro - suspenderam o seu financiamento à UNRWA devido às alegações israelitas de que alguns dos seus funcionários estavam envolvidos no ataque de 7 de Outubro.  (Foto da AFP)
Palestinos se reúnem para uma manifestação em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 30 de janeiro de 2024, pedindo apoio internacional contínuo à Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para Refugiados Palestinos no Oriente Próximo (UNRWA) [AFP]

Nas últimas duas semanas, o governo israelita deu uma aula magistral sobre como usar os meios de comunicação ocidentais para espalhar notícias e propaganda falsas e para justificar as ações anti-palestinianas tomadas pelos Estados Unidos e seus aliados. Funcionou – mas apenas em parte.

Em 26 de Janeiro, numa decisão preliminar histórica sobre a acusação de genocídio da África do Sul contra Israel, o Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) considerou “plausível” que Israel esteja a cometer actos que violam a Convenção do Genocídio; e exigiu que fossem tomadas “medidas imediatas e eficazes para permitir a prestação de serviços básicos e assistência humanitária urgentemente necessários para enfrentar as condições de vida adversas enfrentadas pelos palestinianos na Faixa de Gaza”.

Israel ignorou isto e, em poucas horas, lançou uma campanha fraudulenta para enfraquecer a UNRWA, a principal agência humanitária da ONU para os refugiados palestinianos, para infligir mais sofrimento e morte a quase dois milhões de palestinianos deslocados, feridos, doentes e famintos na Faixa.

Israel transmitiu aos meios de comunicação ocidentais um “dossiê” alegando que cerca de uma dúzia de funcionários da UNRWA em Gaza têm trabalhado para o Hamas e até participaram no ataque do grupo a Israel em 7 de Outubro.

Depois de os meios de comunicação social terem transmitido imediatamente estas alegações infundadas ao mundo, sem se preocuparem em fazer qualquer verificação independente, os EUA e outros países suspenderam o financiamento vital à UNRWA. Entretanto, políticos proeminentes começaram a apelar ao seu “fechamento”, uma vez que Israel há muito procura, nos seus esforços, reverter o reconhecimento dos palestinianos que deslocou como “refugiados” e invalidar o seu direito de regresso às terras em Israel que lhes foram roubadas.

Nada disso era novo ou extraordinário.

As principais organizações de comunicação social no Ocidente, desde o New York Times e o Wall Street Journal até à CNN e NBC, há muito que ajudam Israel a espalhar a sua propaganda e a alcançar os seus objectivos políticos.

Durante o século passado, estas organizações e os seus homólogos na Europa divulgaram rotineiramente narrativas israelitas sem questionar a sua veracidade, ignorando, minimizando ou deturpando as perspectivas palestinianas. Os seus esforços ajudaram Israel a vencer a guerra contra as narrativas e a continuar o seu ataque colonial aos palestinos com quase total impunidade.

Bem, até recentemente – porque a horrível tradição de Israel lavar com sucesso as suas mentiras e propaganda através dos meios de comunicação tradicionais ocidentais está agora a ser exposta e desafiada, e parece estar a começar a dissipar-se na era da informação dominada pelos novos meios de comunicação.

Na verdade, desde 7 de Outubro, uma enxurrada de investigações independentes sobre os acontecimentos em Israel-Palestina e relatos dos meios de comunicação ocidentais sobre eles expuseram como Israel tem usado organizações de comunicação social tradicionais no Ocidente para enganar o mundo, silenciar os palestinianos e os seus aliados, minar o direito internacional, obscurecer as suas violações sistémicas dos direitos humanos e promover a sua agenda colonial.

A cobertura inicial dos meios de comunicação social ocidentais sobre as alegações de terrorismo contra a UNWRA foi talvez o melhor exemplo deste fenómeno.

Israel subitamente apresentou um dossiê “explosivo” sobre alegadas ligações entre o Hamas e o pessoal da UNRWA porque queria desviar a atenção da decisão do TIJ sobre os seus próprios actos genocidas e, em vez disso, levantar dúvidas sobre a credibilidade crucial da agência da ONU.

Graças, em grande parte, às reportagens acríticas dos meios de comunicação ocidentais, o plano de Israel teve sucesso, pelo menos parcialmente, uma vez que desencadeou cortes significativos de financiamento e uma audiência no Congresso dos EUA sobre “UNRWA exposta: examinando a missão e as falhas da Agência”.

Os membros do Congresso acusaram a UNRWA de ter “ligações de longa data com o terrorismo e a promoção do anti-semitismo”, aparentemente baseadas em nada mais do que alegações israelitas divulgadas nos meios de comunicação social. Apresentaram também um projecto de lei intitulado “Lei de Eliminação da UNRWA”, que apela à dissolução completa da agência humanitária e à transferência de todas as suas responsabilidades para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Mas relatórios e investigações independentes revelaram rapidamente grandes lacunas na narrativa israelita que os principais meios de comunicação social adoptaram e divulgaram avidamente.

À medida que jornalistas ocidentais fora da corrente dominante, meios de comunicação do Sul Global como a Al Jazeera, activistas e académicos começaram a fazer perguntas sobre as reivindicações contra a UNRWA, a história de Israel começou a desvendar-se.

Incapaz de fornecer quaisquer provas concretas sobre o envolvimento do pessoal da UNRWA nos ataques de 7 de Outubro, a agência de inteligência que distribuiu o “dossiê” disse que a sua informação provinha de “interrogatórios de prisioneiros palestinianos”. A revelação levantou ainda mais suspeitas entre jornalistas e acadêmicos que acompanham o conflito, já que Israel é conhecido por usar tortura para extrair confissões falsas de prisioneiros palestinos. Percebendo que a comunidade global está a questionar a sua história, os agentes de inteligência de Israel simplesmente mudaram-na e começaram a dizer que obtiveram a informação através de vigilância.

À medida que numerosos países defendiam a UNRWA, Israel enfrentava o escrutínio sobre as suas alegações contra a agência dos EUA e partilhava os seus instáveis ​​“documentos de inteligência” com ainda mais jornalistas.

Uma análise do dossiê pela Sky News britânica revelou que estes documentos afirmam que apenas seis, e não 12 como inicialmente sugerido, funcionários da UNRWA entraram em Israel em 7 de Outubro. e muitas das afirmações, mesmo que verdadeiras, não implicam diretamente a UNRWA”.

Depois de analisar também os documentos, o Canal 4 britânico chegou a uma conclusão semelhante e disse que o dossiê de seis páginas “não fornece provas que apoiem a alegação explosiva de que funcionários da ONU estiveram envolvidos em ataques terroristas contra Israel”.

As acusações de terrorismo contra a UNRWA foram talvez o exemplo mais marcante de exposição dos principais meios de comunicação ocidentais por circularem acriticamente invenções e propaganda israelitas desde 7 de Outubro. Mas não foram o único.

As alegações israelitas sobre “túneis de terror” e “centros de comando do Hamas” sob os hospitais de Gaza, que foram repetidas pela maioria dos meios de comunicação ocidentais sem qualquer escrutínio ou tentativa de verificação, também se revelaram infundadas por várias investigações de código aberto, reportagens aprofundadas de jornalistas locais. jornalistas no terreno e extensas provas em vídeo.

Em Fevereiro, a televisão Al Araby filmou o que Israel alegou ser um “túnel do Hamas” que descobriu sob o Hospital Sheikh Hamad, no norte de Gaza, que se revelou ser apenas um poço de água.

Anteriormente, em Dezembro, uma reportagem explosiva do New York Times sobre a utilização da violência sexual como arma pelo Hamas durante o ataque de 7 de Outubro foi criticada pelas suas fontes fracas e reportagens desleixadas. O jornal eventualmente teve que publicar um episódio de podcast que havia preparado sobre o assunto.

Falando sobre o relatório e podcast sobre violência sexual do Times, o site investigativo The Intercept disse:“os críticos destacaram grandes discrepâncias nos relatos apresentados no Times, comentários públicos subsequentes da família de um assunto importante do artigo denunciando-o, e comentários de uma testemunha chave que parece contradizer uma afirmação atribuída a ele no artigo.”

A Intifada Electrónica publicou vários artigos e podcasts com mais detalhes sobre a investigação do New York Times sobre a sua história de violação em massa, confirmando principalmente a falta de provas credíveis ou de testemunhas oculares nas histórias que as instituições israelitas, incluindo as forças armadas, partilharam com o mídia global.

O site investigativo progressista Mondoweiss explicou em um relatório intitulado “Nós merecemos a verdade sobre o que aconteceu em 7 de outubro”, que “os pesquisadores que cruzaram as alegações contra a lista de vítimas do terrorismo mantida pela própria Administração da Segurança Social de Israel mostraram que várias histórias horríveis socorristas e [Israeli military] membros disseram inicialmente aos repórteres que não refletem pessoas ou mortes reais”.

O Guardian britânico publicou um extenso relatório sobre como “a CNN está a enfrentar uma reacção negativa por parte do seu próprio pessoal sobre políticas editoriais que dizem ter levado a uma regurgitação da propaganda israelita e à censura das perspectivas palestinianas na cobertura da rede sobre a guerra em Gaza”.

O projeto Oct7factcheck – uma coleção exaustiva de afirmações, sua origem, quem as propagou e se as evidências as confirmam ou refutam, reunidas pela iniciativa Tech for Palestine – também publicou os resultados de investigações independentes sobre uma dúzia ou mais de as mais dramáticas acusações e relatórios israelitas sobre o ataque do Hamas, que foram repetidos acriticamente pela maior parte dos meios de comunicação ocidentais, desmascarando a maioria deles como falsos e sem provas.

Mostram, por exemplo, que algumas das provas que Israel apresentou à audiência do TIJ – provas republicadas pelos principais meios de comunicação ocidentais sem questionamento – eram falsas.

“Nos últimos quatro meses, as alegações sobre o dia 7 de outubro influenciaram a narrativa pública”, observaram. “Histórias de atrocidades, por vezes remendadas por testemunhas oculares não confiáveis, por vezes inteiramente fabricadas, chegaram aos chefes de Estado e foram usadas para justificar a violência militar de Israel.”

À medida que novas evidências revelam que as histórias que Israel oferece à mídia sobre os palestinos e o Hamas são fabricadas, infundadas ou exageradas, os jornalistas internacionais tendem a gastar mais tempo verificando a veracidade das ofertas de propaganda de Israel – e mais tempo fazendo o seu trabalho de relatar os fatos e o verdade.

As opiniões expressas neste artigo são do próprio autor e não refletem necessariamente a posição editorial da Al Jazeera.


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win

0 Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *