Como você pode tratar uma erupção cutânea por HIV?


0
1 share

Como você pode tratar uma erupção cutânea por HIV?

Alterações na pele são comuns em pessoas HIV-positivas, e erupções cutâneas são uma delas. Uma erupção na pele pode ser um sintoma inicial do HIV. Também é uma reação comum aos medicamentos para o HIV. Embora desapareça em alguns dias, às vezes pode se repetir e até ser fatal. O teste precoce e o tratamento oportuno são maneiras eficazes de interromper o progresso de uma erupção cutânea por HIV.

Neste artigo, discutimos as causas da erupção do HIV e as opções de tratamento disponíveis. Você também descobrirá por que essas erupções podem ser fatais. Continue lendo para saber mais

Neste artigo

O que é erupção cutânea do HIV?

A infecção pelo HIV envolve mudanças no sistema imunológico que desencadeiam várias reações cutâneas, levando a erupções cutâneas. Dr. Kire Stojkovski, um médico praticante, diz: “A erupção do HIV é um tipo de infecção de pele que aparece algumas semanas depois que uma pessoa é infectada pelo HIV”. A erupção do HIV é de diferentes tipos e pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, incluindo rosto, abdômen, braços ou pernas.

Freqüentemente, essas erupções podem ser confundidas com o sintoma de outra infecção. Portanto, é melhor saber sobre a erupção do HIV para identificá-la. Continue lendo para aprender mais sobre isso.

Como é a erupção do HIV?

A erupção do HIV pode ser avermelhada, com manchas, coceira ou dor. Nos estágios iniciais da infecção, a erupção parece ruborizada, descolorida e avermelhada com manchas planas e não coça. Geralmente aparece como uma área vermelha plana coberta com pequenas saliências.

A erupção cutânea por HIV pode ser um sintoma inicial da infecção e pode ser acompanhada por outros sintomas. Continue lendo para descobrir mais.

Sintomas de erupção cutânea com HIV

Se você tiver uma erupção cutânea e suspeitar de infecção por HIV, observe os seguintes sintomas (1):

  • Suor noturno
  • Febre
  • Arrepios
  • Dores musculares
  • Fadiga
  • Dor de garganta
  • Gânglios linfáticos inchados
  • Úlceras na boca

Esses sintomas podem durar alguns dias ou várias semanas (1).

No entanto, esses sintomas também podem ser de outras infecções ou efeitos colaterais de certos medicamentos. Portanto, é importante consultar um médico para um diagnóstico adequado.

Continue lendo para aprender mais sobre os tipos e causas da erupção do HIV.

Causas de erupção cutânea por HIV

As principais causas de erupção cutânea por HIV são:

  • Infecção aguda por HIV: A erupção cutânea é um dos sintomas durante os estágios iniciais da infecção. Geralmente desaparece à medida que o sistema imunológico produz anticorpos. No entanto, se a pessoa não estiver tomando os medicamentos adequados, pode ocorrer uma recorrência devido a um sistema imunológico enfraquecido (2).
  • Medicamentos para HIV: Dr. Stojkovski diz: “A erupção do HIV pode ser devido aos efeitos colaterais do uso de medicamentos antirretrovirais (ARVs). Os medicamentos que tratam a infecção pelo HIV podem causar hipersensibilidade. Anteriormente, cerca de 50% das pessoas que faziam terapia para o HIV costumavam ter erupções na pele (3). Essas erupções desaparecem em vários dias sem tratamento. Mas, você pode precisar consultar seu médico para saber se é necessário mudar para outro medicamento. ”
  • Outras infecções: O HIV enfraquece o sistema imunológico, aumentando o risco de infecções fúngicas e virais, que causam erupções na pele. Essas infecções podem envolver doenças crônicas da pele como psoríase, dermatite, tinha, eczema ou herpes (4).

Existem várias opções de tratamento disponíveis para a erupção do HIV. Saiba mais sobre eles na próxima seção.

Erupção cutânea de HIV – opções de tratamento

Problemas de pele que se desenvolvem devido ao HIV podem ser tratados. O médico pode prescrever medicamentos com base na causa da erupção. Medicamentos de venda livre, como creme de hidrocortisona ou Benadryl, podem ajudar a reduzir a coceira e o tamanho da erupção cutânea. Se você tiver sintomas mais graves, consulte um profissional de saúde imediatamente.

Também pode ser necessário fazer algumas mudanças no estilo de vida para aliviar os sintomas. Por exemplo, o Dr. Stojkovski diz: “Evitar o excesso de luz solar pode ajudar a reduzir a erupção. O calor tende a piorar a condição. Portanto, evite se expor ao calor. ” Chuveiros e banhos quentes também podem piorar a erupção.

Pessoas com HIV também podem ter reações alérgicas com mais freqüência. Portanto, sempre faça um teste de adesivo antes de começar a usar qualquer novo xampu, sabonete ou outro produto para a pele ou cabelo.

O teste imediato e o tratamento oportuno são maneiras eficazes de interromper o progresso da erupção do HIV. Continue lendo para descobrir como a erupção do HIV pode se tornar grave.

Gravidade da erupção do HIV

Na maioria dos casos, a erupção do HIV é inofensiva e desaparece em poucos dias. No entanto, pode se tornar grave e fatal também. Uma reação de hipersensibilidade ao medicamento para o HIV é uma condição potencialmente séria. Os sintomas incluem dificuldade para respirar, tonturas ou vertigens. Se o caso for grave, pode se tornar fatal e exigir atenção médica imediata (2), (5).

A síndrome de Stevens-Johnson (SJS) é uma dessas reações de hipersensibilidade com risco de vida. É visto em menos de 0,5% dos pacientes. Seus sintomas incluem febre, sintomas semelhantes aos da gripe, erupção na pele e bolhas dolorosas. Em 1 a 3 dias, uma erupção na pele vermelha ou arroxeada se forma e, em seguida, a pele começa a formar bolhas e descamar, levando a áreas da pele “em carne viva” que são doloridas (3). Se você notar algum desses sintomas após um tratamento para HIV, você deve procurar ajuda médica imediatamente.

No caso da Síndrome de Stevens-Johnson (SJS), a pessoa afetada é transferida para uma unidade de terapia intensiva. O tratamento para essa condição é semelhante ao de grandes queimaduras, incluindo cuidados com feridas, controle da dor, fluidos e eletrólitos, suplementos nutricionais, controle de temperatura e monitoramento de infecções secundárias (6). Agora, vamos responder à pergunta mais importante.

Quando você deve consultar um médico?

Se você desenvolver erupção na pele ou sintomas semelhantes aos da gripe após entrar em contato com uma pessoa soropositiva, você deve consultar um médico e fazer um teste de HIV. Além disso, as pessoas com HIV devem procurar ajuda médica imediata se uma nova erupção se desenvolver ou se as existentes piorarem.

Procure atendimento médico imediato se sentir sintomas como:

  • Nausea e vomito.
  • Gânglios linfáticos inchados ou febre.
  • Bolhas dolorosas com erupção na pele vermelha ou arroxeada.
  • Erupção cutânea de propagação rápida.
  • Tontura e dificuldade respiratória.

Estes podem ser sintomas de hipersensibilidade ou síndrome de Stevens-Johnson.

The Final Takeaway

A infecção pelo HIV leva a um sistema imunológico fraco. Torna o combate às infecções difícil para o seu corpo, causando erupções na pele. Essa erupção pode ser inofensiva ou fatal. Testes e tratamentos oportunos podem ajudar a reduzir a erupção cutânea por HIV e outras infecções. Se você acha que contraiu o HIV e desenvolve erupção na pele ou febre nas semanas seguintes à exposição, procure ajuda médica imediatamente.

Referências:

Os artigos no StyleCraze são apoiados por informações verificadas de artigos de pesquisa acadêmica e revisada por pares, organizações de renome, instituições de pesquisa e associações médicas para garantir precisão e relevância. Leia nossa política editorial para saber mais.

  1. Sobre HIVhttps://www.cdc.gov/hiv/basics/whatishiv.html
  2. Efeitos colaterais de medicamentos para HIVhttps://hivinfo.nih.gov/understanding-hiv/fact-sheets/hiv-and-rash
  3. Hipersensibilidade a drogas em paciente infectado pelo vírus da imunodeficiência humana: diagnóstico e tratamento desafiadoreshttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/labs/pmc/articles/PMC3921866/
  4. Novos insights sobre doenças cutâneas primárias por HIV-1https://www.ncbi.nlm.nih.gov/labs/pmc/articles/PMC3037296/
  5. Reações de hipersensibilidade à terapia para HIVhttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/labs/pmc/articles/PMC3093072/
  6. Síndrome de Stevens-Johnson / necrólise epidérmica tóxicahttps://rarediseases.info.nih.gov/diseases/7700/stevens-johnson-syndrome

Artigos Recomendados

  • Herpes na pele: causas, sintomas e tratamento
  • DSTs que causam pele seca: causas, sintomas e muito mais
  • Você pode usar Selsun Blue para problemas de pele?
  • Erupções cutâneas na gravidez: você deve se preocupar?

Like it? Share with your friends!

0
1 share

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Ana Valle

0 Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *