TaiwanPlus tenta mudar a narrativa em uma ilha autogerida


0

Novo meio de comunicação lançado como a ilha democrática, reivindicada por Pequim, enfrenta uma China cada vez mais hostil.

O TaiwanPlus teve um lançamento discreto no final de agosto. Tem cerca de US $ 200 milhões em fundos nos próximos quatro anos fornecidos pelo Ministério da Cultura [Supplied]

Taipei, Taiwan – Criar um novo meio de comunicação do zero é um enorme desafio para qualquer equipe, mas em Taipei, a equipe da TaiwanPlus está tentando algo ainda mais difícil.

De videoclipes de dois minutos a filmes de 45 minutos sobre tópicos como cultura, saúde, tecnologia e política e um programa de notícias diário de meia hora, eles querem marcar uma presença maior para Taiwan diplomaticamente isolada no espaço da mídia internacional e mudar o forma como a democracia é falada no exterior.

“Para nós, nosso principal objetivo é contar histórias sobre Taiwan que não estão sendo contadas na mídia internacional e contar uma história justa sobre Taiwan para o bem ou para o mal”, disse Andrew Ryan, vice-diretor de notícias da TaiwanPlus.

A cobertura da mídia estrangeira sobre Taiwan há muito tempo é enquadrada em termos de seu relacionamento com Pequim, que reivindica a ilha como sua e, devido ao seu status político disputado, nunca é referido como um “país” na mídia, exceto em casa.

Desde a eleição do presidente Tsai Ing-wen em 2016, no entanto, a cobertura estrangeira começou a mudar graças em parte a histórias que têm ressonância global – de ser o primeiro na Ásia a legalizar o casamento do mesmo sexo ao sucesso da resposta COVID-19 de Taipei.

As repressões políticas na China e em Hong Kong também ajudaram a aumentar o interesse em Taiwan como uma democracia de sucesso onde a liberdade de expressão é valorizada. Mais recentemente, tornou-se um refúgio para alguns dos 20 jornalistas estrangeiros expulsos por Pequim desde o ano passado.

TaiwanPlus, a primeira plataforma de notícias em vídeo em inglês da ilha, foi lançada oficialmente em 30 de agosto.

A TaiwanPlus produz vídeos curtos cobrindo Taiwan e a Ásia-Pacífico, bem como programas mais longos, como ‘Taiwan Made’ [Supplied]
Outro programa curto vai dentro do Museu do Palácio Nacional em Taipei [Supplied]

O grande pano de fundo de papelão com o logotipo da empresa e os números “8/30” ou 30 de agosto ainda está em destaque no escritório, que fica em parte do prédio da Agência Central de Notícias de Taipei, onde Associated Press, Agence France Presse e Kyodo do Japão Notícias também têm escritórios.

Começando com uma equipe de menos de 20, a TaiwanPlus agora tem mais de 70 funcionários e parece estar crescendo, espalhando-se em outro espaço livre.

No próximo ano, a operação será transferida para novos escritórios que devem ter mais uma sensação de “start-up” do que a decoração atual – carpete cinza institucional, placas de teto e iluminação fluorescente.

A equipe inclui jornalistas de Taiwan e do exterior com experiência em importantes veículos de mídia estrangeira, como a Associated Press, BBC, Bloomberg e The Washington Post. A diretora do TaiwanPlus News Center, Divya Gopalan, trabalhou anteriormente para a Al Jazeera.

Projeção de soft power

Embora ainda seja muito cedo para medir o impacto do TaiwanPlus, Chiaoning Su, professor assistente do Departamento de Comunicação, Jornalismo e Relações Públicas da Universidade de Oakland nos Estados Unidos, diz que o veículo tem muito potencial para expandir o alcance do soft power de Taiwan .

“Acho que para cada país, eles precisam trabalhar na autopromoção e no branding nacional, precisam se projetar para um público internacional e, por meio disso, como uma forma de pedir apoio internacional”, disse Su. “Acho que isso é especialmente importante para um país como Taiwan, que é tão pequeno e (cujo) status internacional é realmente ambíguo.”

O TaiwanPlus é atualmente operado como um projeto da Agência Central de Notícias, serviço de notícias estatal de Taiwan, e se reporta ao Ministério da Cultura, que, por sua vez, distribuirá aproximadamente US $ 200 milhões em fundos nos próximos quatro anos.

O TaiwanPlus foi promovido como um meio de comunicação “independente”, mas seu relacionamento com o governo levantou algumas questões em Taiwan sobre se isso será possível.

No Leste Asiático, essa questão é particularmente presciente, já que a mídia em Hong Kong, um território antes visto como o centro regional para a liberdade de imprensa, está sob forte escrutínio do governo por sua cobertura dos protestos da cidade de 2019 e trabalhando sob a nova legislação de segurança nacional imposta pela China .

O tablóide pró-democracia Apple Daily foi forçado a fechar, enquanto na RTHK, a emissora pública de Hong Kong, a nomeação no início deste ano de um novo diretor, um funcionário público de carreira sem experiência na mídia, levou a uma onda de demissões, demissões e cancelamentos de programas.

A mídia em Hong Kong está sob pressão desde que a China impôs uma lei de segurança nacional em junho passado, com o Apple Daily publicando sua edição final no território em 23 de junho [File: Tyrone Siu/Reuters]

Um tom mais patriótico também invadiu as páginas editoriais do South China Morning Post, o jornal em inglês mais conhecido de Hong Kong no exterior.

“A recusa de Tsai em reconhecer que há apenas uma China é a causa das tensões através do Estreito”, escreveu o jornal em um editorial na terça-feira. “Até que ela acabe com sua retórica e políticas voltadas para a independência, não há chance de certeza e maior prosperidade para os taiwaneses.”

Cedric Alvani, diretor do escritório Repórteres Sem Fronteiras da Ásia-Pacífico Leste Asiático, diz que um bom teste do TaiwanPlus será se ele produzirá segmentos que criticam o governo e o Partido Progressista Democrático, no poder.

Outros, como Jaw-Nian Huang, um professor assistente da National Chengchi University que escreveu sobre a liberdade de imprensa em Taiwan, dizem que depois que o acordo atual do canal com a CNA expirar, ele deve ser dividido em um canal autônomo.

“As atuais estruturas organizacionais e financeiras do Taiwan Plus não podem garantir sua independência porque seu financiador, proprietário e executor são oficiais”, disse Huang. “No entanto, isso não significa que não haja autonomia. Se as autoridades estiverem dispostas a permitir que o TaiwanPlus se desenvolva sem interferência, ele será mais autônomo e vice-versa ”.

Por enquanto, porém, Ryan diz que a TaiwanPlus pretende operar como uma agência independente com equipe, orçamento e decisões editoriais separadas da CNA, embora receba apoio administrativo de sua organização matriz, uma vez que ainda não são consideradas uma “entidade legal”.

A plataforma atualmente tem um conselho independente de comissários para supervisionar seu trabalho, mas Huang diz que o TaiwanPlus deveria eventualmente ser mantido sob uma organização como a Taiwan Public Television Service Foundation, cujo financiamento está menos vinculado à supervisão do governo.

“É preciso mais reformas para garantir sua independência, fazendo com que o TaiwanPlus represente a nação, não o governo ou partido”, disse Huang.

Contra a história de Pequim

O lançamento vem com a mídia doméstica de Taiwan enfrentando suas próprias lutas.

A ilha ocupa o 43º lugar na pesquisa anual da RSF sobre liberdade de imprensa, um lugar à frente dos Estados Unidos, mas também um lugar atrás da Coreia do Sul.

Embora a interferência do governo seja rara hoje em dia, especialistas em mídia dizem que o sensacionalismo generalizado e as campanhas de desinformação vinculadas a Pequim prejudicaram a qualidade do jornalismo taiwanês. Os meios de comunicação também são considerados altamente partidários e enviesados ​​em direções opostas em relação aos dois principais partidos políticos de Taiwan.

Há muito que Taiwan se preocupa com a chamada ‘mídia vermelha’ – veículos ligados à China continental e ligados à propaganda e desinformação. Os cartazes neste protesto de 2019 diziam “rejeite a mídia vermelha” e “proteja a democracia da nação” [File: Hsu Tsun-hsu/AFP]

Ambas as tendências têm sido aparentes desde o surto de COVID-19, já que a mídia em língua chinesa desempenha um papel importante na disseminação do ceticismo sobre as vacinas e das teorias da conspiração sobre a escassez de vacinas em Taiwan que buscam culpar o governo e evitar os problemas de produção global.

“Esta é uma ilha com apenas 23 milhões de pessoas, onde você tem de sete a oito canais de notícias 24 horas por dia, sete dias por semana, competindo entre si, então há uma competição acirrada”, disse Chiaoning Su.

O TaiwanPlus, no entanto, estará competindo no mundo de veículos afiliados ao governo, como Voice of America, France 24, CGTN da China e Press TV do Irã – que procuram o exterior para encontrar seu público com conteúdo em inglês.

Devido ao orçamento limitado do TaiwanPlus, no entanto, suas operações são menores em escala do que suas contrapartes e a cobertura de notícias 24 horas não parece estar em andamento tão cedo.

Os dados de tráfego disponíveis publicamente compilados pela empresa de marketing dos EUA SEMRush mostraram 324.400 visitas ao site em setembro e 75.600 visitantes únicos com um tempo médio de visita de cerca de 13 minutos. Seus dois canais no YouTube, que contêm muito do mesmo conteúdo, acumularam cerca de 7.000 assinantes e 123.000 visualizações.

Mesmo com suas ambições mais modestas, no entanto, especialistas como Huang dizem que o TaiwanPlus ainda pode ser capaz de causar um impacto à medida que amadurece como um meio de comunicação estabelecido, especialmente oferecendo uma contra-narrativa no exterior para a mídia apoiada por Pequim.

Também pode ser popular entre a diáspora taiwanesa e de etnia chinesa, já que muitos vivem em países de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

“Há (um limitado) público inglês em Taiwan, então não vai influenciar muito a mídia nacional. Taiwan Plus é a mídia inglesa voltada para o público internacional, que inclui os estrangeiros que falam inglês e os taiwaneses e chineses no exterior ”, disse ele, portanto, eles esperam fornecer“ recursos de informação alternativos e perspectivas de Taiwan para a propaganda estrangeira da China, como CGTN. ”


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win

0 Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format