Quais são as causas do cocô de laranja?


0
3 shares

Cor do tamborete

Um movimento intestinal saudável é aquele em que as fezes (cocô) são bem formadas, mas macias e fáceis de passar. Qualquer tom de marrom geralmente indica que as fezes são saudáveis ​​e não há dieta ou problemas digestivos. Mas você pode ficar um pouco alarmado se as fezes forem de uma cor visivelmente diferente, como a laranja.

Enquanto algumas cores incomuns nas fezes sugerem um potencial problema de saúde, o laranja geralmente é uma mudança de cor inofensiva e temporária. Normalmente, as fezes alaranjadas são causadas por certos alimentos ou aditivos alimentares. Uma vez digeridas, as fezes devem voltar ao normal.

Leia mais: Mudança nos hábitos intestinais »

Alimentos que causam fezes de laranja

A causa das fezes de laranja é geralmente comida de laranja. Especificamente, é o beta-caroteno que dá cor alaranjada aos alimentos e faz o mesmo com o cocô. O beta-caroteno é um tipo de composto chamado carotenóide. Os carotenóides podem ser vermelhos, laranja ou amarelos e são encontrados em muitos tipos de vegetais, frutas, grãos e óleos. Os alimentos ricos em beta-caroteno incluem cenoura, batata doce e abóbora.

O beta-caroteno também é conhecido como "provitamina". Isso ocorre porque ele pode ser convertido em uma forma ativa de vitamina A. As formas sintéticas de beta-caroteno também são vendidas como suplementos. Tomar suplementos cheios de beta-caroteno pode levar a fezes alaranjadas. Além disso, corantes alimentares – como os usados ​​para fazer refrigerante de laranja ou guloseimas de cor laranja – podem fazer o mesmo truque nas fezes.

Leia mais: O que causa a urina laranja? »

Problemas digestivos que podem causar fezes alaranjadas

Problemas digestivos, pequenos e graves, podem levar a alterações na cor das fezes. A cor marrom das fezes normais é causada pela maneira como a bile interage com as enzimas das fezes. A bile é um líquido ácido produzido pelo fígado para ajudar na digestão. Se as fezes não absorverem bile suficiente, elas podem ser cinza claro ou marrom. Isso pode acontecer quando você tiver um caso de diarréia a curto prazo ou se tiver uma doença hepática mais grave. Às vezes, os bebês bloqueiam os ductos biliares, o que leva a perda de fezes laranja ou acinzentada.

Medicamentos que podem causar fezes alaranjadas

Certos medicamentos, como o antibiótico rifampicina, podem causar fezes alaranjadas ou de cor clara. Medicamentos contendo hidróxido de alumínio – antiácidos, por exemplo – podem produzir fezes laranja ou cinza em algumas pessoas.

Existem maneiras de tratá-lo?

Se as fezes de laranja forem o resultado de uma dieta particularmente rica em alimentos, considere trocar algumas dessas cenouras ou batatas-doces por outras opções saudáveis. Veja se isso tem o efeito desejado. Geralmente, o excesso de beta-caroteno na dieta afeta apenas temporariamente os movimentos intestinais. Na maioria dos casos, nenhum tratamento é necessário.

Se um medicamento estiver mudando a cor das fezes ou causando outros efeitos colaterais desagradáveis, converse com seu médico sobre esses efeitos. Um medicamento alternativo pode ser uma opção. Se você não estiver tendo nenhum outro efeito colateral enquanto estiver tomando um antibiótico, espere até terminar o medicamento para ver se as fezes retornam a uma cor normal e saudável.

Quando isso é sério?

Na maioria dos casos, as fezes alaranjadas não são suficientemente graves para justificar a visita de um médico. Algumas cores de fezes incomuns, no entanto, são razões para consultar um médico. As fezes pretas, por exemplo, podem indicar sangramento no trato gastrointestinal superior. Fezes vermelhas podem significar que há sangramento do trato gastrointestinal inferior. As fezes brancas às vezes são um sinal de doença hepática.

Obter fezes alaranjadas após tomar um medicamento como a rifampicina é incomum. Se esse for o único efeito colateral do medicamento, aguarde para consultar seu médico. Se também sentir dor de estômago, sangue na urina ou nas fezes, tonturas ou outras queixas graves, informe o seu médico imediatamente. Além disso, se suas fezes forem alaranjadas (ou de qualquer cor incomum) e você estiver com diarréia por mais de alguns dias, informe o seu médico. A diarréia prolongada coloca você em risco de desidratação e pode ser um sinal de um problema de saúde mais sério.


Like it? Share with your friends!

0
3 shares

What's Your Reaction?

hate hate
2
hate
confused confused
2
confused
fail fail
0
fail
fun fun
1
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
6
love
lol lol
1
lol
omg omg
0
omg
win win
3
win

0 Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *