Passos a serem tomados quando a pessoa amada está tendo uma alucinação de Parkinson


0

Visão geral

Pessoas com doença de Parkinson às vezes veem, ouvem, cheiram ou sentem coisas que não são reais. Alguém pode ver um parente morto na sala ou sentir a sensação de insetos rastejando em sua pele quando nada está lá.

Essas mudanças sensoriais são chamadas de alucinações, e as alucinações visuais são o tipo mais comum de alucinação na doença de Parkinson.

As alucinações são o sintoma mais comum da psicose de Parkinson, uma condição que ocorre como efeito colateral dos medicamentos usados ​​para tratar a doença de Parkinson. Delírios, que são crenças falsas, não são comuns na doença de Parkinson.

Entre 20 e 40 por cento das pessoas com doença de Parkinson terão alucinações em algum ponto da doença. Quanto mais tempo as pessoas vivem com Parkinson, maior a probabilidade de terem essas experiências irreais.

Os medicamentos que as pessoas tomam para controlar os sintomas de Parkinson desempenham um grande papel no desencadeamento da psicose. Todo medicamento usado para tratar esta doença causa alucinações como efeito colateral. Esse sintoma geralmente melhora quando você diminui a dosagem ou para de tomar o medicamento.

Esses medicamentos alteram os níveis de dopamina. A dopamina é uma substância química do cérebro que ajuda o corpo a se mover suavemente e o cérebro a controlar as emoções.

Embora o metabolismo da dopamina defeituoso no cérebro devido à doença possa causar alucinações, os medicamentos são a causa primária. É muito raro que pessoas com doença de Parkinson tenham esse sintoma se não estiverem sob tratamento dopaminérgico.

As alucinações podem ser problemáticas para quem as tem e para qualquer pessoa que esteja ao seu redor no momento. Por isso é importante estar preparado e saber o que fazer quando acontecerem.

Como saberei se meu ente querido está tendo uma alucinação?

Você pode dizer que seu ente querido está tendo uma alucinação se ele falar sobre ver, ouvir, cheirar, sentir ou provar algo que não é real. Exemplos incluem:

  • vendo algo que não está lá, como um membro da família morto na sala
  • sentir a presença de uma pessoa quando ninguém está por perto
  • ouvir sons, como um violino tocando ou um cachorro latindo, que ninguém mais pode ouvir
  • sentindo algo que não é real, como gotas de chuva em sua pele quando não há chuva
  • pensar que uma coisa é outra – por exemplo, que uma pilha de roupa suja é o cachorro da família
  • provando algo que não está relacionado a nada que comeram

Ver as coisas como diferentes do que realmente são (um cachorro em vez de uma pilha de roupas) pode ter a ver com mudanças não apenas no cérebro, mas também nos olhos.

Pessoas com Parkinson apresentam afinamento da retina, a parte do olho que transmite imagens ao cérebro para processamento. Esse afinamento pode causar uma falha na maneira como o cérebro interpreta as imagens.

Nos estágios iniciais da doença, seu ente querido pode perceber que o que está experimentando não está realmente acontecendo.

Isso é chamado de ter insight. Uma vez que a maioria dos médicos menciona a possibilidade de alucinações como um efeito colateral do medicamento, geralmente não é um choque para quem as está experimentando.

Conforme a doença progride, eles podem desenvolver demência associada à doença de Parkinson ou outro tipo de demência, como a doença de Alzheimer. Com a demência, eles podem perder a percepção e acreditar que suas alucinações são reais.

Normalmente, a falta de percepção é devido à demência, e não ao próprio Parkinson. A demência é uma perda da capacidade de raciocínio e pensamento que não é incomum em pessoas com doença de Parkinson em estágio avançado.

O que devo fazer quando meu ente querido está tendo uma alucinação?

E o mais importante, não tente convencer a pessoa amada de que o que ela está experimentando não é real. Eles vão sentir que você está minimizando uma experiência que parece autêntica para eles.

Depois que uma pessoa perde o insight, será muito difícil convencê-la de que o que ela está vivenciando não está acontecendo. Tentar discutir com eles pode agitar e até enfurecer a pessoa. Deixá-los ansiosos pode piorar suas alucinações.

Em vez disso, converse com a pessoa de maneira gentil e tranquilizadora. Você pode dizer algo como: “Pelo que sei, você vê um cachorro no canto da sala. Tudo vai ficar bem. Você está seguro.” Você pode até dizer que o cachorro já deve ter ido embora.

Lembre-se de que a pessoa não pode controlar o que está experimentando. Tente ser o mais simpático possível ao falar com eles.

Uma abordagem que pode ajudar é acender todas as luzes da sala. As alucinações são mais prováveis ​​de acontecer em áreas mal iluminadas e isso pode ser causado por alterações relacionadas a doenças que afetam os olhos.

Então, faça a pessoa realmente se concentrar no que está vendo. Isso pode reconfigurar seu cérebro e ajudá-los a ver o que está realmente na frente deles.

Se a pessoa não tem insight, tente uma distração. Mova-os para uma sala diferente. Ligue a TV ou jogue o que quiserem.

Tente manter a pessoa amada o mais calma possível. Se eles ficarem muito agitados ou violentos, ligue para o médico ou para o 911.

O que devo fazer quando a alucinação passar?

Depois que a alucinação passar, vocês podem tentar conversar sobre a experiência juntos. Se a pessoa tiver um insight, pode ser mais fácil para ela entender e falar sobre o que acabou de acontecer.

Escreva o que aconteceu durante a alucinação. Observe a hora do dia e o que a pessoa estava fazendo quando começou.

Fazer anotações cada vez que isso acontece pode ajudá-lo a identificar os gatilhos. Pode estar relacionado ao momento da medicação, e seu ente querido pode sentir uma sensação de alívio e controle por conhecer esse padrão.

Ligue para o médico do seu ente querido assim que puder e informe-o sobre a alucinação.

Pergunte o que você pode fazer para impedir que aconteça novamente. Isso pode incluir o ajuste da dosagem do medicamento ou a adição de um antipsicótico atípico ao regime de medicação.

Prevenção de alucinações

A coisa mais importante que você pode fazer é certificar-se de que seu ente querido está indo ao médico. Os tratamentos estão disponíveis para sintomas motores de Parkinson e alucinações.

Certifique-se de que a pessoa está tomando o tipo e a dosagem corretos de medicamento. Algumas drogas de Parkinson causam alucinações e outros efeitos colaterais. Seu ente querido pode precisar de uma mudança de medicação para resolver quaisquer efeitos colaterais.

Se uma mudança na medicação não ajudar, eles podem precisar tomar um antipsicótico atípico. Essas drogas podem ajudar a reduzir as alucinações e outros sintomas da psicose de Parkinson.

Outra coisa que você pode fazer é tornar o ambiente doméstico o mais seguro e organizado possível. Mantenha as luzes brilhantes acesas sempre que possível. Remova todos os itens, como pilhas de roupas, que possam causar uma alucinação.

Além disso, certifique-se de que o espaço seja seguro para a pessoa se locomover, caso tenha problemas de movimento. Proteja todos os tapetes soltos e mantenha todas as passarelas desobstruídas.

Mostrando-se como o seu melhor

Cuidar de alguém com uma doença progressiva como a doença de Parkinson pode ser desafiador. As alucinações só aumentam o estresse de cuidar, especialmente se a pessoa de quem você está cuidando não tem percepção do que está passando.

Quanto mais você entender sobre a condição do seu ente querido, mais fácil será cuidar dele. Converse com seu médico e leia sobre a doença de Parkinson para que você esteja melhor equipado para responder quando ocorrerem alucinações.

Não se esqueça de se cuidar também. Faça intervalos regulares para relaxar e fazer as coisas que você gosta. Ao atender às suas próprias necessidades, você terá mais energia para dedicar à pessoa amada.

O takeaway

As alucinações são comuns em pessoas com doença de Parkinson, especialmente à medida que a doença progride. Não tente dissuadir seu ente querido do que ele está vendo, ouvindo ou sentindo. Seja solidário e tranquilizador até a alucinação passar.

Mantenha contato com seu médico para ter certeza de que seu ente querido está tomando a medicação e a dosagem certas. Trabalhe com o médico para ajustar a medicação do seu ente querido de modo que ajude com os sintomas de movimento sem causar alucinações.


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win

0 Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format